Seja bem-vindo ao Biblioteca Municipal “Dr. Francisco Câmara Ferreira”.

A Biblioteca Municipal de São Manuel, foi criada o dia 27 de Abril de 1944, pelo Decreto Lei nº 46, assinado pelo então Prefeito José Amaral Wagner. Contudo ela não começou a funcionar imediatamente, foi preciso o esforço de toda a comunidade, que atendendo aos apelos do maior incentivador do projeto, Dr. Francisco Câmara Ferreira, Médico Veterinário, se engajou em uma luta, junto a imprensa da época para motivar a participação popular através de campanhas de doação de livros usados e jogos de futebol com o objetivo de arrecadar fundos para compor o acervo da Biblioteca.

Dr. Francisco Câmara, não chegou a ver o resultado de seu empenho, falecendo antes da biblioteca ser instituída, mas foi devidamente homenageado quando da inauguração, em 17 de junho de 1947, com a Biblioteca Municipal recebendo seu nome.

A Biblioteca hoje está em processo de reestruturação, e conta com aproximadamente 40 mil obras, dos quais 15% já estão disponíveis no sistema Biblivre, para pesquisa de títulos on-line.

Se desejar somente pesquisar o catálogo e acessar as obras disponíveis digitalmente, utilize a opção "Pesquisa" no menu superior, sem a necessidade de usuário e senha.

Para realizar reservas será necessário um cadastro presencial na Biblioteca para a criação de usuário e senha.